Há pouco menos de um ano recebi um email (um não, vários da mesma origem) infectado com spyware. Quando me dei conta de que os arquivos anexos eram cavalos de troia, foi tarde demais. O invasor já tinha conseguido acesso a boa parte dos meus arquivos. Na época tive de entregar meu computador nas mãos de um técnico da universidade e depois de um certo tempo ele consegiuiu retirar o cavalo de tróia e instalar uma proteção mais eficiente no meu laptop. No meu computador da universidade a infecção causou menos danos, já que o sistema é bem mais protegido e antes que o spyware terminasse de se instalar, o meu sistema foi bloqueado e fiquei uns dias sem poder acessar meus arquivos, meu email, nada. Esse procedimento evita que o invasor entre nos arquivo da intranet.
Embora o técnico tenha me garantido que tinha conseguido limpar o espião do computador, eu nunca pude ter a certeza. Na época reportei a invasão a quem de direito e guardei as provas do email que foi usado para tal invasão (o qual foi confirmado pelo tecnico). Um tempo mais tarde minha conta bancária ficou inoperante pela internet, depois que recebi uma ligação do banco me informando que haviam tentado entrar na minha conta e depois de tantas tentativas frustradas de acertarem a senha, o sistema automaticamente bloqueou a conta, cancelou meus cartões e eles estavam me ligando pra me informar e confirmar que eu autorizada o cancelamento e bloqueio. Não tenho como saber se essa tentativa teve relação com o spyware, mas pode ter tido.
Agora, mais uma vez tem algo estranho se passando por aqui. Instalei um protetor novo, já que o anterior, aquele que o técnico tinha instalado, ultimamente não estava dando conta de eliminar os invasores, com a justificativa que eu não tinha acesso de administrador ao meu computador. Ora, meu computador tem apenas um login e uma senha, como pode ser isso? Instalei um novo exterminador de virus e espiões, e eis que o computador estava de novo (ou ainda da primeira invasão) com cavalos de tróias os mais variados.
Estou tratando do assunto e a solução provavelmente dessa vez vai ser radical, mas deicidi falar aqui, só pra desabafar, porque acho isso uma chateação tão absurda e desnecessária. Cansei e isso vai acabar.
3 comments:
ditto!
e feito
Eu estou eh me lixando pra quem me vigia e tenta entender meu mundo. Ledo engano, meu caro, lendo meus arquivos, meus emails, seja o que for, nao te permite nem sequer uma pequena chispa de luz sobre, o que faco, o que penso, menos ainda, quem sou...fica a espionar em paz, porque enquanto isso eu VIVO; mas vivo MINHA vida, nao a de ninguem...e so eu posso vive-la.
Os outros, o mais que podem eh espreitar as sombras que surgem nos muros, quando caminho banhada de luz. A sombra na parede nao revela meu riso, nem minhas lagrimas. Apenas mostra um vulto que se parece comigo, se movimenta no meu ritmo, mas que nao sou eu.
Bom proveito.
Post a Comment