contagem dos dias

"Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos coração sábio" (Salmo 90:12)

14 Jul 2009

Uma irmã que escolhi...

Rê, minha querida irmã


Quem diria que um dia estaríamos tão longe geograficamente falando. Quem sonharia que meus lapsos de contato social do passado pareceriam fichinha pequetita diante de tamanhos silêncios durantes esses anos. Quem poderia prever que visitar a mansão dos Camaras se tornaria pra mim artigo de tamanho luxo, a ponto de eu estar ausente na chegada dos netos.
Minha imaginação não alçou tão alto vôo, jamais. Mas o fato é que a vida é imprevisível e nós, humanos, somos ainda mais imprevisíveis, e toda essa imprevisibilidade muitas vezes nos ataca de surpreza e nos toma o fôlego e a presença de espírito de agir apesar de tudo.

Diante do não-imaginado cenário, agora me vejo na véspera de uma data tão significativa pra mim, procurando palavras pra te explicar, sem ser “pro-lixa” demais. Queria apenas poder te mandar uma mensagem breve dizendo: “amanhã é o meu viva do upgrade”, e você, como antigamente, saberia todo o significado dessas palavras. Saberia o quanto foi penoso chegar até aqui, e o quanto foi prazeroso também. Saberia, sem explicações prévias, o significado desse momento para meu futuro acadêmico. Saberia. Mas diante dos limites de tempo e espaço, criou-se esse pequeno abismo temporal e geográfico, que exige que eu discorra agora uma explicação morosa do que seja o tal viva e o tal upgrade.


Como você sabe, estou fazendo doutorado. Talvez o que não seja tão claro pra você e outras pessoas no Brasil, são os detalhes que, penso eu, sejam diferentes da realidade brasileira, ou tenham outros nomes. Pois bem, aqui existe doutorado com e sem PhD. Existe PhD com e sem Mphil. O que faço é Mphil/PhD, que é relativamente o mais comum em algumas universidades aqui. Existem outros tipos de doutorados, de acordo com a area(Humanidades, Ciências exatas, etc.). No meu caso, existe um ponto no curso em que o candidato ao PhD precisa fazer um “upgrade” de Mphil pra PhD. Isso não significa que antes disso a pessoa está fazendo Mphil. Complexo de explicar, mas pra resumir, o que caracteriza o uograde é a comprovaão de que o tópico de studo é válido, que as questões (ou problema) levantadas são petinentes e que a metodologia é adequada para respondê-las. De um modo geral, o upgrade acontece durante o segundo ano do curso, variando de pessoa pra pessoa. No meu caso, tive diversas dificuldades de percurso e meu upgrade está acontecendo agora.

O processo do upgrade envolve a escrita de um documento contendo 3 capítulos da tese, mais um capítulo de resultados, baseado no estudo piloto. Esse documento é apresentado através de um preambulo, guiando os membros da banca examinadora através das idiéias do candidato, das suas experiências e dos resultados. Há um mês eu entreguei o tão trabalhoso documento, o que foi em si uma vitória sem tamanho. Os examinadores tem algumas semanas para ler tudo e preparar a examinação.

Trocando em miúdos, o VIVA corresponde a defesa da tese, mas só que no estágio anterior. Uma amiga minha cujo marido já terminou doutorado no Brasil, já me explicou como se chama esse VIVA do meio, mas esqueci. Viva vem do Latin Viva Voce, ou seja, de viva voz, exame oral...ou coisa que o valha.

Bom, amanhã é o momento crucial, pois irei defender a parte da tese que está escrita e as idéias que estão em andamento para os próximos meses. Para mim, completar essa etapa, fazer o upgrade e finalmente dirigir meus esforços para a conclusão do curso e tudo o que essa conclusão trará, é simplesmente LINDO!.


Uma coisa que o novo ciclo já comeou a trazer pra mim, é ujma tranquilidade maior, uma paz de espírito que eu não conhecia há seculos, e a possibilidade clara de lidar melhor com os prazos e assim não viver tão “sem tempo”, o tempo todo. Estou ansiosa pelo dia de amanhã, mas uma ansiedade boa, feliz, confiante e diria até, radiante. Só queria poder, ao fim do dia, sentar com você, Dri, Creuza, Nora, Bel, Rosa e quem mais chegasse nessa roda pra bater papo, falar alto, e dar risada até o dia clarear. O cenário? Poderia ser qualquer lugar desse planeta gigante, desde que as amigas estivessem junto comigo nessa alegria!


Saudade de você!

No comments: